sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CACIMBINHAS

Inspirada pela Mandinha, resolvi falar também sobre uma cidade, mas não é uma cidade qualquer, é A MINHA CIDADE, cidade na qual eu cresci, na qual não faltam bancos nas praças e calçadas, muito pelo contrário as pessoas são convidadas sempre a sentar no fim da tarde pra colocar os assuntos em dia e pra aliviar um pouco do calor insuportável do sertão.

Na minha cidade os vizinhos se conhecem e se interessam uns pela vida dos outros, não consigo contar as vezes em que ao invés de minha mãe, quem me recebeu em casa foi a comadre Rosário, vizinha mais antiga e também mais solicita, companheira de orações de minha mãe.

Cacimbinhas tem problemas assustadores,como a falta de água, é uma cidade pacata, sem grandes industrias, sem shopping Center, sem cinema, posso garantir que 70 % da população nunca entrou em uma sala de cinema, sem boas escolas (e aqui não desmereço o Liceu Cacimbinhense, colégio no qual aprendi as primeiras lições), enfim, sem muitos atrativos.

No entanto, meus olhos brilham e meu coração dispara quando sei, que como hoje, amanhã dormirei em minha cidade, falei da ausência de atrativos de Cacimbinhas, fica então o questionamentoa respeito do que nessa pequena cidade me atrai tanto.

Cacimbinhas me permite dormir e acordar sem medo da violência, porque lá essa praga ainda não se tornou epidemia, me permite viver a vida de uma maneira muito mais devagar, com tempo pra conversar, pra sonhar (e ter certeza que esses sonhos se realizarão).

O principal atrativo de minha cidade encontra-se dentro de uma pequena casa, na qual fui criada e que guarda a minha identidade e ,mais ainda, abriga as pessoas que mais eu amo e que mais me amam nesse mundo, minha família.

Lá tenho a melhor mãe do mundo, tenho minha irmã, minha avó e meus tios, e claro, sem esquecer minhas primas e meus afilhados, além de minhas amigas de infância, são essas pessoas que me fazem exultar de alegria, quando chega o momento do ano em que posso passar curtos, breves e renovadores quinze dias em casa, no lugar onde eu me sinto mais e o lugar onde a vida é mais fácil de ser vivida porque tenho com quem dividir o peso da caminhada.

Do mais, um Natal repleto de muito amor que é conseqüência da vinda do maior homem do mundo: Jesus Cristo e pra meus amigos que escrevem neste blog comigo, desejo um Ano Novo perfeito e abençoado.

Dayse Amorim

2 comentários:

  1. Que lindo esse seu amor por Cacimbinhas, Daysinha! Apreveite muito a família, os amigos, e a cidade - com todas as suas peculiaridades. Um natal maravilhoso pra você!

    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Dayse! :)

    Sem mais!

    {laurinha}

    ResponderExcluir