sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O que é Deus pra você?


Agora me diz, o que é Deus pra você?

a) Um ser fantasioso e inexistente, propositalmente criado em virtude da inerente fragilidade do ser humano.

b) Um ser onipresente, onisciente e onipotente, que realiza todos os seus desejos - por mais absurdos que sejam - desde que você tenha um pouco de paciência e, é claro, peça com muito carinho.

c) Um ser, uma luz, uma força inexplicavelmente presente na vida de quem tem FÉ (e também de quem não a tem, por que não?), independente de qualquer religião ou crença, e que, ao contrário do que demonstra o quadrinho acima, ao invés de realizar prontamente os seus desejos, oferece todas as oportunidades para que você supere suas angústias, conquiste os seus sonhos, e conviva bem com as mais variadas pessoas.

...

Cada um tem o direito e o livre arbítrio de acreditar no que bem entende, não é mesmo? Deus, para mim, é algo que não se pode definir assim tão fácil. Mas como eu já ousei arriscar alguns palpites acima, fico sem sombra de dúvidas com a letra "c" (nada mais previsível).

Entretanto, não tenho o menor intuito de suscitar debates sobre o assunto, tampouco de esgotá-lo (o que seria impossível) numa postagem de blog.

A propósito, estou longe de me enquadrar no estereótipo de “cristã perfeita” ou “católica praticante”, ou inclusive “ aquela que sempre segue os ensinamentos de Deus”. Confesso até que minhas imperfeições acusam-me diariamente de ser “uma humana comum” (se é que esse tipo de conceituação existe).

Fica apenas uma breve reflexão: pensar em Deus, a meu ver, é uma oportunidade para filosofar; é uma chance de fazer-me questionamentos, perguntar-me sobre o real desígnio da minha existência, quem realmente sou, quem pretendo ser, como ando me comportando com as outras pessoas e o que posso fazer para contribuir, dentro das minhas medidas, com o andar dessa carruagem. Mesmo que esses pensamentos não me levem a lugar algum, mesmo que no outro dia pela manhã eu cometa o mesmo equívoco, pensar nisso tudo já é um bom começo.

Para os céticos isso tudo pode parecer bobagem, ou coisa de quem não tem o que fazer, mas cada um tem o direito e o livre arbítrio de acreditar no que bem entende, não é mesmo?

Amanda Gabriela

Um comentário:

  1. pra mim Deus e a força que me faz acordar todas as manhãs com vontade de viver.

    ResponderExcluir