segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Direito

O Direito é segundo o Aurélio, ciência das normas obrigatórias que disciplinam as relações dos homens em sociedade.

É a partir desta definição simplória que podemos perceber a dimensão do objeto de estudo da Ciência a qual me dedico, DISCIPLINA AS RELAÇÕES DOS HOMENS EM SOCIEDADE, o Direito, por exemplo, disciplina desde o simples ato de sair a rua até as questões mais relevantes, como a gestão das verbas públicas.

Podemos dizer que pra onde nos virarmos, somente veremos o Direito, e não poderia ser diferente, porque só temos sociedade se colocarmos o mínimo de ordem, sendo esta é a principal função dessa Ciência.

A quem se dedicar alguns minutos a leitura de nossa Constituição Federal, ficará embasbacado com tamanha precisão da proteção dos Direitos Humanos e do Cidadão, como a Constituição, existem inúmeras outras leis no Brasil que regem e protegem a justiça nas relações sociais.

Se encontramos o Direito até no ar em que respiramos, porque milhares de pessoas insatisfeitas com a falta do Direito no Brasil, com a falta de leis justas e capazes de conter a ferocidade do homem?

Na minha humilde opinião não podemos contar com o Direito no Brasil, não porque não temos leis suficientes e as que temos são mal elaboradas, muito pelo contrário, temos uma enorme quantidade de leis e que são bem elaboradas, o que nos falta são pessoas suficientemente capazes, tanto intelectualmente, quanto eticamente, para aplicar o aparato jurídico.

Não me preocupo com o desenvolvimento intelectual dos brasileiros que serão operadores do Direito, porque isso as nossas universidades cuidam e temos excelentes profissionais que ao publicarem suas obras nos deixam com a sensação de que o Direito está sendo estudantes por mentes brilhantes, o que me preocupa é a formação ética dessas pessoas, porque até hoje, salvo heroicas exceções, temos decepções, para não dizer vergonhas, daqueles que deveriam ser exemplo de homens que sabem prezar pela sociedade.

Para termos nossas relações sociais efetivamente disciplinada pelo Direito precisamos ter crianças que aprendem na escola que sobrepor o coleguinha para atingir seu objetivo é reprovável e sujeito a punição, precisamos de jovens que aprendam a respeitar seus pais e seus pares, só assim teremos juízes, promotores, prefeitos e presidentes capazes de através do Direito regular a sociedade e promover a justiça.

Dayse Amorim

2 comentários:

  1. A deficiência está na mente e no coração dos homens. E, para mim, as coisas só não terão mais jeito quando o último dos bons desistir.

    Eu, por falar nisso... NÃO desisto! ;)

    (Laurinha dando uma visitinha :})

    ResponderExcluir
  2. Bom para se reflitir como nos posicionamos nas questões éticas. Não quando se é fácil optar pelo lado bom, correto e íntegro. Mas quando nessa bifurcação a opção mais honesta é a que nos apresenta como a mais difícil.

    Bruno Maia

    ResponderExcluir